BrasãoCâmara Municipal
Poços de Caldas

Menu por migalhas

Você está em: Página inicial > Comunicação > Notícias

Notícias

11/08/2017

Vereadores entregam à Prefeitura estudo sobre condições da Saúde em Poços

Relatório final foi entregue à Secretaria Municipal de Saúde

Os vereadores Gustavo Bonafé (PSDB), Lígia Podestá (DEM), Ricardo Sabino (PSDB), Marcelo Heitor (PSC) e Wilson Rodrigues (DEM) iniciaram, no primeiro semestre, uma série de visitas a todas as unidades de saúde de Poços, contemplando UBSs, PSFs, UPA e Policlínica. O objetivo foi realizar um diagnóstico das condições estruturais e de trabalho nesses locais, a fim de encaminhar as demandas ao Executivo e auxiliar a Secretaria de Saúde na busca por melhorias. O relatório final elaborado pela equipe foi entregue, recentemente, ao secretário municipal de Saúde Carlos Mosconi e ao secretário adjunto Flávio Togni de Lima e Silva.

A ideia em fazer um levantamento das demandas surgiu tendo em vista as constantes reivindicações na área. Para os legisladores, a intenção é que o trabalho realizado seja assertivo e possa, realmente, ajudar a Prefeitura na busca pela melhor solução. “A finalização foi bem trabalhosa, pois fizemos relatórios de visita de cerca de 90% das unidades de saúde do município, dessa forma foi gerado um número grande de informações. O principal desafio foi unificar essas informações e verificar quais são as principais demandas e necessidades do setor de saúde. A partir daí elencamos os principais desafios, as mudanças apontadas pelos servidores e pelos usuários do sistema de saúde e também elencamos algumas sugestões para a Secretaria”, destacou o vereador Gustavo Bonafé.

As propostas apresentadas pelos vereadores foram: reestruturação do sistema de telefonia da rede de saúde; formalização de uma equipe de manutenção das unidades e criação de ouvidoria interna específica para problemas estruturais; informatização do sistema de saúde; ampliação das ações de comunicação com a população; mudança de local ou readequação dos espaços de algumas unidades do Programa Saúde da Família; ampliação dos mecanismos de segurança das unidades de saúde; treinamento e capacitação dos servidores; criação do Disque-Denúncia para Tráfico de Influência; melhorar o alinhamento entre Assistência Social e PSFs.

Iniciativa

Todos os vereadores que participaram do trabalho de levantamento das reivindicações da saúde destacaram a importância dessa iniciativa da Câmara. “Sem dúvida a maior demanda que existe hoje no município é com relação à saúde. Foi uma oportunidade de conhecer de perto se todas as reivindicações procedem e verificar como se encontra o aspecto físico e de pessoal das unidades de saúde. As visitas foram fundamentais para o levantamento de pontos fortes, que precisam ser ampliados e reconhecidos, e dos pontos fracos, que são aqueles que precisamos avançar”, ressaltou o vereador Ricardo Sabino.

O vereador Wilson Rodrigues reforçou essa questão, pontuando que é preciso uma atenção especial do Executivo para as necessidades na área. “Visitamos muitos PSFs, alguns possuem uma estrutura boa, outros precisam de ajustes, como por exemplo o do bairro Vila Menezes, que necessita de uma estrutura melhor. Espero que o Executivo analise todas as propostas e que tenhamos as melhorias solicitadas”, disse.

Para a vereadora Lígia Podestá, um dos objetivos da Câmara com a elaboração desse estudo é garantir que as ações de saúde sejam tratadas de forma integral e com a inserção efetiva de todos os profissionais de saúde nas equipes do sistema. “É preciso implementar recursos humanos, ou seja, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais na atenção básica, atuando como suporte e apoio às equipes do Programa de Saúde da Família”, destacou.

Infraestrutura

Além do PSF do bairro Vila Menezes, citado pelo vereador Wilson, existem outras demandas para adequação ou mudança de local de outras unidades de saúde, como é o caso do PSF do bairro Santo André e outros bairros citados no relatório. “De fato, a maior parte das queixas se repete em quase todos os PSFs. Uma situação pontual me chamou a atenção, que foi a situação do PSF do Bairro Santo André. É uma casa alugada, bem precária, onde a sala de espera fica na garagem e não possui cobertura. Se chove, essa sala de espera deixa de existir. A sala de atendimento tem um mofo constante, vasos sanitários não funcionam e portas não fecham. Verificamos que a Secretaria já está procurando uma alternativa para o problema Eles pontuaram que o bairro é antigo e existe uma dificuldade para encontrar casas que ofereçam uma estrutura com acessibilidade e número necessário de cômodos. Eles estão procurando resolver essa situação específica, que de fato foi a que mais chamou minha atenção. Fico feliz em cumprir essa ação enquanto fiscalizador, contribuindo com o Poder Executivo para melhoria da saúde em Poços”, declarou.

Ainda com relação à infraestrutura das unidades de saúde, o vereador Marcelo Heitor reforçou a necessidade de rever alguns imóveis que hoje abrigam os PSFs. “Verificamos que algumas unidades não possuem estrutura física adequada, sendo preciso investir nisso. Além dessa questão, temos ainda a falta de especialistas para realizar alguns tipos de exames mais detalhados, o que obriga pacientes a se deslocarem até outros municípios para os procedimentos”, pontuou.

Relatório

De acordo com o vereador Gustavo Bonafé, o relatório dos vereadores foi muito bem recebido pela Secretaria de Saúde. “Eles receberam de forma muito positiva esse estudo e as informações servirão como insumo para tomada de decisões. A comissão fez o encaminhamento de cada uma das sugestões de maneira formal, via indicação da Câmara, e pretendemos acompanhar o processo e ver o desdobramento dessas ações. Importante ressaltar que algumas das ações propostas já foram efetivadas pela equipe da Secretaria, o que mostra alinhamento dos trabalhos”, concluiu o parlamentar.

Outras notícias

Câmara Municipal de Poços de Caldas - Estado de Minas Gerais

Rua Junqueiras, 454 - Centro - CEP 37701-033
Geral: (35) 3729-3800
Ramais: consulte
Fax: (35) 3729-3810
Última revisão/atualização 18/06/2015
Desenvolvido por Assessoria TI