06/09/2017

Ricardo Sabino discute políticas públicas voltadas à acessibilidade e à inclusão dos deficientes

Ricardo Sabino se reuniu com o prefeito Sérgio Azevedo e secretários municipais

Debater a implementação de políticas públicas voltadas à acessibilidade e à inclusão dos deficientes em Poços de Caldas. Esse foi um dos principais assuntos abordados durante uma reunião promovida pelo vereador Ricardo Sabino (PSDB), no mês de agosto, na Câmara Municipal. O encontro contou com presença do prefeito Sérgio Azevedo, de secretários municipais e de famílias que reivindicam melhorias nessa área.

A reunião foi marcada, em especial, pelo relato de mães de crianças e jovens deficientes que enfrentam transtornos no dia a dia, seja nos eventos promovidos na cidade, nos parques infantis, no transporte coletivo e até mesmo nas vias públicas. Durante a reunião, o vereador Ricardo Sabino, bem como os representantes do Executivo, discutiram a implantação de algumas medidas que promovam a acessibilidade, a integração e a autoestima das pessoas com deficiência.

De acordo com o legislador, toda a discussão sobre o tema surgiu no momento em que ele foi procurado por mães de deficientes, que apresentaram as dificuldades para levarem seus filhos aos eventos da cidade. “Fomos provocados a pensar até que ponto a cidade tem promovido, de fato, a acessibilidade, a inclusão e a cidadania. Algumas mães haviam encontrado dificuldades para que os filhos pudessem aproveitar as atividades promovidas pela Prefeitura. Depois de uma reunião com duas mães e o prefeito Sérgio Azevedo, sugerimos a realização de um novo encontro com os secretários, para que cada um, dentro da sua realidade, pudesse começar a pensar de forma inclusiva”, comentou.

O vereador destacou, ainda, que alguns encaminhamentos já foram feitos após a reunião e que a expectativa é que, em breve, novas ações sejam adotadas no município. “Estou muito satisfeito, porque algumas ações já começaram a acontecer. Uma delas por parte da Secretaria de Educação, que abriu espaço para que os deficientes possam estar em um determinado momento do desfile de 07 de Setembro, visto que nessa data vamos celebrar a Independência do Brasil. Fico feliz em ver que os secretários foram sensibilizados dessa realidade e dessa necessidade. O nosso prefeito está também bastante comprometido com a questão e esperamos que nós próximos anos o município consiga atingir objetivos, como por exemplo, pelo menos, um centro da cidade acessível”, declarou.

O tema acessibilidade vem sendo abordado pelo vereador Ricardo Sabino desde o início do mandato. Além de vários anteprojetos encaminhados ao Executivo, o projeto Poços Acessível está em fase final de tramitação na Câmara. “É um tema que eu faço questão de defender e lutar. É uma causa muito nobre, justa e necessária. Na reunião em que estivemos com o prefeito, apresentei um vídeo que mostrava a realidade de uma cidade mineira, onde a sensação que se tem, segundo a reportagem, é que ela tem mais deficientes do que qualquer outra cidade brasileira. No entanto, isso não é verdade. Uberlândia é simplesmente um município que, há muitos anos, tem trabalhado em prol da efetiva acessibilidade e da mobilidade urbana, fazendo com que essas pessoas tenham igualdade de direitos. Isso é acessibilidade. É falar de igualdade. Igualdade de oportunidades, de condições e de possibilidades. É afastar as diferenças em prol de uma sociedade mais justa”, concluiu.