BrasãoCâmara Municipal
Poços de Caldas

Menu por migalhas

Você está em: Página inicial > Comunicação > Notícias

Notícias

09/10/2017

Câmara realiza atividades em comemoração ao Outubro Rosa

As atividades alusivas ao Outubro Rosa, promovidas pela Câmara de Poços, terão início na quarta-feira (11), às 17h. A abertura oficial da campanha contará com a presença da idealizadora do movimento União Rosa, Cláudia Rocha, que falará sobre as ações desenvolvidas no município referentes à prevenção do câncer de mama, e do fotógrafo Bruno Alves, responsável pela exposição “Vivência: Fato de viver, ter vida; existência", que retrata pacientes em tratamento oncológico. As imagens ficarão no saguão de entrada da Câmara até o final do mês.

Segundo Cláudia Rocha, o projeto União Rosa surgiu em 2016, com a realização de algumas atividades destinadas a mulheres que estavam em tratamento contra o câncer. “Eu tive câncer de mama em 2011 e, no ano passado, idealizei a princípio um evento com o nome União Rosa, quando atendemos 62 pacientes, todas mulheres em tratamento ou que passaram pelo câncer. O objetivo foi a troca de experiências. Elas passaram por maquiagem, manicure, palestras, café, receberam brindes e fizeram fotos que posteriormente foram expostas nos corredores do shopping Poços de Caldas”, contou.

Cláudia ressaltou, ainda, que outras atividades foram realizadas desde o início do projeto, como por exemplo ações de humanização e acolhimento de pacientes na Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Poços de Caldas. “No início desse ano, em conjunto com os profissionais desse setor, programamos todas as ações que seriam realizadas em 2017. Desde então, estamos atuando com homens e mulheres em tratamento e, a partir deste mês, em parceria com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Secretaria de Saúde e Servas, realizaremos a campanha Prevenção em Ação, atuando agora de forma preventiva e despertando a população para o cuidado com a saúde como um todo. Nesse momento de amadurecimento e com muitos planos pela frente, estamos elaborando o estatuto para nos constituirmos oficialmente como ONG. A ideia é que possamos atuar em campanhas preventivas contra o câncer que acomete adultos, tanto homens e mulheres, e também o câncer infantil”, destacou.

Dentro da programação do Outubro Rosa, a Câmara realizará uma palestra com o médico oncologista Dr. Tobias Engel Ayer Botrel, com o tema “Prevenção, rastreamento e avanços no tratamento dos tumores mais prevalentes”. O encontro será no dia 30 de outubro, às 19h, no plenário do Poder Legislativo.

Outubro Rosa

O movimento ocorre durante o mês de outubro e tem como objetivo ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Poços de Caldas, são promovidas diversas ações pela Prefeitura e pela Câmara Municipal, como palestras e atividades nas unidades de saúde do município, com a finalidade de compartilhar informações, promover a conscientização e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico.

Outras notícias

Câmara Municipal de Poços de Caldas - Estado de Minas Gerais

Rua Junqueiras, 454 - Centro - CEP 37701-033
Geral: (35) 3729-3800
Ramais: consulte
Fax: (35) 3729-3810
Última revisão/atualização 18/06/2015
Desenvolvido por Assessoria TI