11/10/2017

Sessão especial comemora centenário de Fátima e 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Evento homenageou Paróquias Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Saúde e Santuário de Fátima

A Câmara de Poços realizou, na noite da última terça-feira (10), uma sessão especial em comemoração aos 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Iria, em Portugal, e aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida. O evento foi proposto através de um requerimento do vereador professor Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), assinado também pelo vereador Ricardo Sabino (PSDB), e homenageou representantes das Paróquias Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Saúde e Santuário Nossa Senhora de Fátima.

Participaram da cerimônia a secretária municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Ana Alice de Souza, o Reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, Frei Marcelo Marins Gonçalves, o Pároco da Basílica Nossa Senhora da Saúde, Padre Francisco Carlos Pereira, e os ministros da Comunhão Eucarística da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Lourdes Carvalho Vargas e Valdomiro Vargas. A sessão contou, ainda, com a presença de membros de pastorais de diversas igrejas da cidade e comunidade em geral.

Além do diploma entregue aos representantes das Paróquias, foram confeccionadas duas placas comemorativas para serem encaminhadas ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Portugal, e ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP), representando a homenagem da Câmara Municipal de Poços de Caldas. Ainda durante o evento realizado pelo Legislativo, houve uma apresentação dos músicos Luís Caetano Dal’Ava e César Augusto Donini, com uma participação especial do vereador Ricardo Sabino.

Para o vereador Carlos Roberto, foi com grande satisfação que a Câmara propôs esta homenagem, reconhecendo a importância destas datas para a comunidade católica. “A referida sessão comemorativa tem a importância em homenagear a Virgem Maria e valorizar o sentimento religioso do nosso povo por parte do Poder Legislativo Municipal, legítimo representante de nossa população. Além do sentimento religioso e espiritual do povo brasileiro, também é importante observar o sentimento cívico em relação a esta comemoração, razão legal para a efetivação da mesma na Câmara Municipal. Como todos sabemos, há em nosso calendário cívico o feriado em 12 de outubro, dedicado à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, cuja Lei 6.802, de 30 de junho de 1980, foi sancionada pelo então Exmo. Presidente da República General João Batista Figueiredo. Além de tudo isso, Nossa Senhora possui o título de Generalíssima do Exército Brasileiro, conferido pelo então Exmo. Sr. Presidente da República Marechal Castello Branco, no ano de 1965, e aclamada como tal no ano de 1967. Na Bandeira Nacional, a estrela que simboliza o Estado do Pará, chamada Spica-Alfa da Virgem, segundo os idealizadores do pavilhão Nacional, é também uma homenagem à Virgem Maria, além da cor azul que preenche o círculo”, destacou.

O vídeo da sessão especial está disponível para consulta no endereço www.pocosdecaldas.mg.leg.br.