30/10/2017

Lígia Podestá sugere inclusão da disciplina Ética e Cidadania na rede municipal de ensino

O anteprojeto de lei n. 55/2017, encaminhado ao Executivo nesta semana, sugere a inclusão da disciplina de Ética e Cidadania nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Poços de Caldas. A proposta é de autoria da vereadora Lígia Podestá (DEM) e, caso acatada, volta à Câmara para votação.

De acordo com a matéria, o conteúdo programático referente à disciplina Ética e Cidadania será destinado aos alunos do ensino fundamental e abordará, entre outros temas: defesa dos direitos fundamentais do homem e seus respectivos deveres; direitos do consumidor, da criança, do adolescente e do idoso; questões relacionadas à formação do indivíduo para o exercício da cidadania; relações étnico-raciais e diversidade cultural e religiosa; conscientização da necessidade de participação na formulação de políticas públicas.

A proposta estabelece, ainda, que a disciplina Ética e Cidadania deverá ser aplicada, no mínimo, em uma hora/aula semanal, por professores graduados em Filosofia ou História/Geografia. Além disso, caberá à Secretaria de Educação adotar as medidas necessárias para cumprimento das normas, caso a lei seja aprovada.

Para a vereadora Lígia Podestá, a proposta traz para dentro das escolas municipais um tema importante na formação intelectual do ser humano, sobretudo por serem conceitos essenciais dentro da sociedade. “A ética e a cidadania estão sistematicamente relacionadas às atitudes dos indivíduos e na forma como eles interagem uns com os outros dentro da comunidade, formando um conjunto de direitos e deveres que precisam ser respeitados. No ambiente escolar, é preciso que os alunos sejam observados também como seres integrantes da sociedade, que estão em fase de desenvolvimento físico, psíquico e social, sendo de grande importância a discussão e compartilhamento de valores éticos”, destacou.

Segundo a legisladora, as crises enfrentadas atualmente, onde o individualismo, o descompromisso com a vida social e familiar e a corrupção são constantes, mostram a importância de uma política educacional cada vez mais voltada para a formação moral e ética das crianças e adolescentes. “A sociedade em crise exige de nós, representantes do povo, alternativas concretas para a formação de um cidadão melhor preparado para a coletividade. Espero que o projeto seja bem recebido pelo Executivo e possamos votá-lo em breve”, concluiu a vereadora Lígia Podestá.