30/10/2017

Paulo Tadeu pede mobilização da comunidade para volta do trem turístico

Após a aprovação de uma Moção de Apoio pela retomada das negociações para implantação do trem turístico da cidade, outras duas proposições sobre o tema foram aprovadas pela Câmara nos últimos dias. Os requerimentos são de autoria dos vereadores Paulo Tadeu Silva D’Arcadia (PT) e Maria Cecília Opípari (PT) e buscam informações do Executivo sobre o interesse da administração na execução do projeto e sobre as declarações do prefeito em redes sociais para tratar do assunto.

De acordo com o vereador Paulo Tadeu, é preciso entender como o projeto do trem turístico chegou ao ponto da ruptura. “Fizemos alguns questionamentos ao secretário de Turismo exatamente para que possamos ter uma melhor compreensão de como aconteceu a perda desse investimento de R$ 10 milhões. Em um tempo desse de crise, nós perdermos um investimento dessa ordem é algo inaceitável, absurdo e que não se justifica. O nosso objetivo é, com esses esclarecimentos, dizer à população que é preciso manter acesa não somente a chama da esperança, mas sobretudo a mobilização, a fim de que a gente reconquiste a mesa de negociação e o trem turístico para Poços de Caldas”, declarou.

Para o legislador, a importância da volta do trem turístico é, atualmente, um consenso entre todos aqueles que atuam nas áreas cultural, histórica e turística da cidade. “Nós tivemos uma Moção aprovada por unanimidade na Casa, onde propusemos que o Executivo e o Governo do Estado, através da Codemig, retomem toda a negociação para implantação do trem turístico, exatamente porque o Poder Legislativo em Poços está muito sintonizado com a sociedade na defesa do projeto do trem turístico. Tenho a expectativa que esse desinteresse que o município demonstrou será revisto”, afirmou.

Nos requerimentos encaminhados ao Executivo, os vereadores solicitam informações sobre as viagens feitas pelo secretário de Turismo para conhecer o funcionamento dos trens turísticos e os contatos realizados com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e a Codemig. Além disso, eles questionam quais documentos a administração enviou à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas no primeiro semestre e em até que data os recursos estavam contratados e disponíveis para o município de Poços de Caldas.

A Moção de Apoio e os dois requerimentos aprovados pela Câmara estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara (www.pocosdecaldas.mg.leg.br), em Proposições.