01/11/2017

Oncologista fala sobre prevenção e avanços no tratamento do câncer de mama

Dr. Tobias Botrel falou sobre avanços no tratamento do câncer de mama

A Câmara de Poços realizou, na noite da última segunda-feira (30), uma palestra com o médico oncologista Dr. Tobias Engel Ayer Botrel, sobre o tema “Prevenção, rastreamento e avanços no tratamento dos tumores mais prevalentes”. Durante o encontro, ele tratou, em especial, de questões ligadas ao câncer de mama, encerrando as atividades do Outubro Rosa no Poder Legislativo.

Participaram da palestra o vice-presidente da Câmara, vereador Lucas Arruda (Rede), os vereadores Álvaro Cagnani (PSDB), Lígia Podestá (DEM) e Pedro Magalhães (PSDB), o prefeito Sérgio Azevedo e a primeira-dama e presidente do Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social), Gisele Azevedo. Também estiveram presentes a idealizadora do Movimento União Rosa, Cláudia Rocha, servidores municipais da área da saúde, alunos da Unifenas e da Faculdade Pitágoras e comunidade em geral.

Antes do início da palestra, a coordenadora da Divisão de Atenção Básica à Saúde, Camila Bacelar, apresentou dados referentes às ações da Prefeitura durante o mês de outubro. Todo o trabalho de conscientização das mulheres para prevenção do câncer de mama foi realizado em conjunto pelas Secretarias de Saúde e Promoção Social, Servas e Movimento União Rosa. Mobilização das equipes das unidades de saúde, sorteio de brindes, encontros voltados às servidoras e palestras foram algumas das atividades desenvolvidas.

Responsável técnico pela Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) em Poços de Caldas e diretor-presidente do CIOP (Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa), Dr. Tobias Engel falou sobre a incidência dos cânceres de mama e de próstata, os fatores de risco, tratamentos e resultados. “Nós falamos de prevenção e diagnóstico precoce do câncer da mama e falamos também sobre novidades no tratamento. Cada vez a gente tem conseguido manter ou ter mais eficácia com menos efeitos colaterais e desmistificar a palavra câncer. Acho que esse é o nosso objetivo”, ressaltou.

Para o oncologista, a troca de informações sobre o tema é muito importante. “Acho fantástica essa iniciativa, inclusive já lancei o desafio para fazer o Novembro Azul, na mesma intensidade com que fizemos o Outubro Rosa. Acho que todo dia é dia de lembrar do câncer, que acomete milhares de pessoas, sendo a segunda maior causa de morte no mundo. Temos que conversar sempre sobre isso, trocar informações, o que falta hoje, além da coleta de dados, é informação”, afirmou.

As atividades alusivas ao Outubro Rosa, promovidas pela Câmara de Poços, tiveram início no último dia 11. A abertura oficial da campanha contou com a presença da idealizadora do movimento União Rosa, Cláudia Rocha, e do fotógrafo Bruno Alves, responsável pela exposição “Vivência". As imagens de pacientes em tratamento oncológico ficaram no saguão de entrada da Câmara durante todo o mês de outubro.