20/11/2017

Dia da Consciência Negra é comemorado pela Câmara

Doze pessoas foram indicadas pelos vereadores e receberam a homenagem da Câmara

Uma sessão especial foi realizada pela Câmara de Poços, na noite da última sexta-feira (17), em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Doze pessoas, que através de ações nas mais diversas áreas promovem a cultura negra no município, receberam a homenagem dos vereadores. O evento acontece desde 2014, quando foi aprovada uma Resolução instituindo o Dia da Consciência Negra no Poder Legislativo.

A cerimônia contou com a presença do secretário municipal da Fazenda, Alexandre Lino Pereira, da presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Compiré), Maria Augusta Clementino, e da integrante da Associação Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, Sandra Ribeiro. Familiares dos homenageados também prestigiaram a sessão especial.

Foram indicados pelos vereadores: Airton Domingues (Antônio Carlos Pereira), Antônio Jacinto dos Santos (Joaquim Alves), Erik Pereira da Silva (Gustavo Bonafé), Roberto Tereziano (Álvaro Cagnani), Luiz Henrique de Souza (Carlos Roberto de Oliveira Costa), João Carlos Antônio (Wilson Rodrigues), José Onofre Davi (Mauro Ivan de Oliveira), Lúcia Vera de Lima (Paulo Eustáquio de Souza), Luiz Carlos da Silva (Marcelo Heitor), Maria José Batista de Carvalho (Lígia Podestá), Marieta Carneiro dos Santos (Lucas Arruda) e Orlanda Conceição da Silva (Maria Cecília Opípari).

A presença do grupo Ritmos Brasileiros, formado por crianças assistidas pela Casa do Menor Dr. Ednan Dias, também marcou a sessão. As apresentações de canto, flauta e dança encantaram o público presente.

A Resolução n. 800/2014, que criou o Dia da Consciência Negra na Câmara de Poços, foi proposta pelo vereador Paulo Eustáquio de Souza (PMDB). Desde então, o Legislativo comemora a data e homenageia aqueles que incentivam a formação de uma sociedade mais justa, livre do preconceito e da desigualdade.