21/12/2017

Lígia Podestá solicita informações sobre medidas de segurança nas escolas

Um requerimento de autoria dos vereadores Lígia Podestá (DEM) e Wilson Rodrigues (DEM), aprovado recentemente pela Câmara, solicita informações do Executivo sobre a implantação de melhorias visando maior segurança nas escolas municipais e estaduais. A proposição complementa um requerimento já apresentado pelos parlamentares sobre o assunto.

Em agosto desse ano, através do primeiro pedido de informações encaminhado à Prefeitura, os vereadores questionaram as medidas adotadas pelo município para preservar a segurança de alunos e professores. No documento, eles destacaram alguns casos de violência ocorridos na porta de escolas da cidade. Em resposta ao Legislativo, a Secretaria de Defesa Social pontuou que a Guarda Municipal realiza rondas regulares nas unidades de ensino, no entanto, devido ao baixo efetivo, não é possível colocar um profissional em posto fixo nas escolas. Além disso, a pasta informou que as unidades estaduais são de responsabilidade da Polícia Militar.

Com o objetivo de obter novas informações sobre o tema, tendo em vista as constantes reivindicações para melhoria na área da segurança pública, o novo requerimento aborda, entre outras questões, a possibilidade de divisão da cidade em setores, a partir das unidades de Educação Infantil. A medida, para os legisladores, facilitaria o trabalho e proporcionaria melhores resultados. Outros questionamentos são com relação à viabilidade de formação de equipes de ronda noturna pela GM e de parceria entre os Conselhos Tutelares, Polícia Militar e Guarda Municipal para maior segurança nas unidades de ensino.

A vereadora Lígia Podestá destacou que a segurança pública é uma grande preocupação da comunidade. Para ela, as ações visando à redução da violência e dos casos de roubo e furtos precisam ser aprimoradas. “É um assunto que precisa ser debatido a todo momento, tendo em vista as diversas situações enfrentadas por alunos, professores e comunidade escolar como um todo. Nosso objetivo é auxiliar o Executivo no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à segurança”, declarou a parlamentar.