07/03/2018

Lucas Arruda reitera pedido para construção do Hospital do Câncer

Aprovada por unanimidade na sessão de 20 de fevereiro, a Moção de Apelo n. 04/2018 solicita ao Governo do Estado a liberação de recursos para construção do Hospital do Câncer em Poços de Caldas. A proposição é de autoria do vereador Lucas Arruda (Rede), que já apresentou o pedido no ano passado, destacando a importância da ampliação do serviço oncológico no município.

O legislador ressaltou que o assunto vem sendo abordado há bastante tempo e lembrou que, no ano de 2013, aconteceu o lançamento da pedra fundamental para construção da nova Unacon (Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia) pelo então governador Alberto Pinto Coelho. Lucas Arruda destacou, ainda, que, em dezembro em 2017, o secretário municipal de Saúde Carlos Mosconi e o vice-prefeito Flávio Faria estiveram em Belo Horizonte e participaram de uma reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na ocasião, foi entregue um documento com cerca de 40 mil assinaturas, liderado pelos membros da comissão “Por Amor à Vida”, solicitando ao governador Fernando Pimentel a reativação de convênios com o município para construção do hospital.

Na Moção De Apelo, o vereador enfatizou a qualidade do tratamento oferecido à população pelo Hospital da Santa Casa e reconheceu o interesse e a disponibilidade do Governo Estadual em colaborar com a implantação da nova unidade de saúde, conforme demostrado em legislaturas anteriores. “Não tivemos resposta após o encaminhamento da primeira Moção, no ano de 2017, por isso estamos reiterando o pedido. Acredito que os avanços nas estruturas física, tecnológica e profissional, além da ampliação do serviço oncológico e a melhoria do atendimento em nosso município, serão importantes para a população de Poços e região. Por isso, mais uma vez, defendo a retomada das tratativas para construção do Hospital do Câncer”, declarou.

Ainda segundo o parlamentar, além de fortalecer o serviço já oferecido na cidade, a obra traria facilidades àqueles pacientes que precisam se deslocar a outras cidades para o tratamento. “É preciso que o Governo Estadual dê uma atenção especial para essa questão, já que o assunto nos preocupa e preocupa também toda a comunidade”, concluiu.