13/03/2018

Câmara presta homenagem às mulheres durante sessão especial

Sessão especial homenageou 14 mulheres indicadas pelos vereadores

Na noite da última sexta-feira (09), a Câmara de Poços realizou uma sessão especial em homenagem às mulheres indicadas pelos vereadores. O evento é realizado pelo Legislativo desde 1996, quando foi aprovada uma Resolução de autoria da então vereadora Ana Maria Quintans Guerra de Oliveira.

A sessão especial contou com a presença da secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Luciene Rabelo Egídio, e da tenente Drielle Gizie Costa Rodrigo, representando o 6º Comando Operacional de Bombeiros. Familiares das homenageadas também prestigiaram a cerimônia.

Neste ano, foram indicadas pelos vereadores: Maria Cristina Gonçalves (Gustavo Bonafé), Mariza da Costa Silva (Maria Cecília Opípari), Dirce Custódio (Lígia Podestá), Maria Auxiliadora do Rosário Silva (Ricardo Sabino), Gislene Aparecida de Oliveira Costa (Carlos Roberto de Oliveira Costa), Silvana Dias Ribeiro Oliveira (Wilson Rodrigues), Marcilene Ferreira da Costa (Antônio Carlos Pereira), Carla Jesus Terra de Renna (Joaquim Alves), Dalvanira Antônia Gomes de Lima (Álvaro Cagnani), Maria de Lourdes Fernandes Severini (Mauro Ivan de Oliveira), Kédilei Teixeira de Souza (Marcelo Hjeitor), Maria de Oliveira Rós (Lucas Arruda), Maria Auxiliadora de Almeida (Paulo Tadeu D’Arcadia) e Antônia Rodrigues da Silva (Pedro Magalhães).

O presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), destacou a iniciativa da Câmara em instituir o Mês da Mulher Trabalhadora e falou das atividades realizadas, anualmente, no mês de março. “Através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a Câmara desenvolve diversas ações voltadas à valorização da mulher. Além disso, nesse ano, a Violência contra a mulher é tema do Parlamento Jovem, que propõe um debate entre alunos do ensino médio. Dessa forma, a Câmara de Poços tem promovido atividades que têm como objetivo valorizar e destacar o trabalho feminino em nossa sociedade”, enfatizou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Luciene Rabelo Egídio, falou do trabalho do órgão para articular a rede de proteção à mulher, assim como intensificar a participação feminina na comunidade. “A intenção é garantir um espaço isonômico, porém todos sabem que o trabalho é árduo. Necessitamos cada vez mais de homens que realmente entendam a importância das políticas públicas para as mulheres, contribuindo cada vez mais para a aplicação do princípio da isonomia e a extirpação do machismo e do preconceito”, afirmou.

Além da leitura de um breve currículo e da entrega de um diploma às mulheres, houve uma apresentação musical do Quinteto de Metais e Percussão do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani.

Exposição

Ainda na sexta-feira, aconteceu a abertura da exposição “Sou essência, sou mulher”, da fotógrafa Luciana Faria. As imagens retratam o cotidiano da mulher brasileira, que vai à luta e é essência no meio da sociedade. Luciana Faria desenvolve trabalhos voltados a temas sociais, trazendo, através de um olhar sensível e artístico, discussões sobre situações relevantes da humanidade.

A exposição ficará no saguão de entrada da Câmara até o final do mês. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.