11/07/2018

Vereadores se reúnem com comunidade do Elvira Dias

Objetivo do encontro foi discutir os problemas envolvendo a verticalização do bairro

Na última semana, os vereadores Maria Cecília Opípari (PT) e Paulo Tadeu D’Arcádia (PT) se reuniram com moradores do Jardim Elvira Dias. O objetivo foi discutir o adensamento e a verticalização do bairro, ações que preocupam a comunidade. Recentemente, o assunto foi abordado pelos parlamentares, através de um requerimento encaminhado ao Executivo.

A verticalização, que consiste em um processo urbanístico de construção de grandes e inúmeros edifícios, resultando muitas vezes na densificação populacional, tem se tornado um problema no Jardim Elvira Dias. O requerimento aprovado pela Câmara, atendendo a um pedido da comunidade, solicita informações da Prefeitura sobre o cumprimento dos princípios legais expressos no Plano Diretor da cidade, sobre o impacto nas redes de água e esgoto devido à concentração de moradores, sobre o trânsito pesado de caminhões nas vias, entre outros temas.

Segundo a vereadora Maria Cecília, os moradores estão preocupados e insatisfeitos com a verticalização, uma vez que, quando compraram os terrenos, o perfil do bairro era outro. “Muitas pessoas relatam que adquiriram os lotes em 2001, antes da aprovação do Plano Diretor vigente. Em 2006, a lei foi aprovada e, segundo informações, a verticalização do bairro está de acordo com a norma vigente. Tenho cobrado insistentemente o envio do novo Plano Diretor à Câmara para apreciação dos vereadores”, declarou.

Ainda segundo a parlamentar, os moradores reclamam da falta de um estudo de impacto de vizinhança, além de outras questões que afetam o crescimento do bairro. “É grande a quantidade de empreendimentos que vêm sendo construídos de alguns anos para cá. A população está se organizando e busca a ajuda dos vereadores no sentido de alterarem a legislação e frearem este crescimento verticalizado emergente”, destacou.

Na última terça-feira (10), durante sessão da Câmara, os vereadores Maria Cecília e Paulo Tadeu usaram a Tribuna e comentaram sobre a reunião com moradores do Jardim Elvira Dias. Para eles, é preciso que todos os vereadores se reúnam e encontrem uma solução para o problema. “Sugerimos que todos os vereadores se inteirem dessa questão para que possamos dar uma resposta à comunidade”, enfatizaram.

O Executivo encaminhou, nesta semana, uma resposta ao requerimento apresentado pelos vereadores. No documento, a Secretaria de Planejamento informa que a revisão do Plano Diretor propicia os fóruns adequados para que se discutam os vários tópicos da agenda de desenvolvimento urbano e, caso seja da vontade popular que o macrozoneamento seja revisto, é possível e legítimo que a pauta esteja incorporada na lista de alterações do Plano Diretor. Por fim, a Secretaria esclarece que a suspensão dos dispositivos da lei atual só é possível com a aprovação de nova legislação.

Para Maria Cecília, o assunto merece uma atenção especial e uma discussão ampla. “Recebemos algumas respostas do Executivo e a partir de agora faremos os encaminhamentos necessários, lembrando que o envio do Plano Diretor é imprescindível para os debates sobre esse assunto”, concluiu a parlamentar.