13/07/2018

Lucas Arruda propõe criação do cartão eletrônico de vacinação

O vereador Lucas Arruda (Rede) é autor de um anteprojeto de lei que sugere ao Executivo a criação do cartão eletrônico de vacinação na rede pública de saúde de Poços de Caldas. O objetivo da proposta, que foi encaminhada recentemente à Prefeitura, é contribuir com a informatização no Sistema Único de Saúde, além de proporcionar melhorias no controle administrativo e acesso a informações.

De acordo com a proposta, os dados referentes à vacinação deverão ser salvos em um banco de dados por qualquer unidade de saúde. Caberá à Secretaria de Saúde disponibilizar infraestrutura necessária para a informatização do sistema, bem como criar e alimentar o banco de dados com informações referentes à vacinação de crianças e população em geral.

O autor do anteprojeto destacou que o cartão eletrônico trará agilidade e facilidade no acesso a informações, além de segurança dos dados referentes ao paciente. “Todas as pessoas, desde que nascem, precisam tomar vacinas ao longo do tempo e existem muitas vacinas obrigatórias, todas elas devem constar no cartão para que não aconteçam problemas de duplicidade ou falta do medicamento. Hoje, como os cartões são todos de papel, as pessoas podem perder o documento ou esquecê-lo em algum lugar e não encontrar mais. Quando acontecem as campanhas, há confusão no que diz respeito à vacina que já foi tomada ou não. Isso pode acarretar superdosagem ou falta de alguma dose específica, causando problemas para as pessoas ou para o sistema de saúde”, afirmou.

Para Lucas Arruda, o cartão eletrônico evitaria informações desencontradas e permitiria a realização de um mapeamento das campanhas de vacinação no município. “Além de todos esses pontos, podemos ainda destacar a questão da economia gerada, no que diz respeito às doses de vacinas em duplicidade. Tenho certeza que será uma medida importante adotada pela Secretaria de Saúde”, disse.

O anteprojeto de lei pode voltar à Câmara para votação, caso seja acatado pelo chefe do Executivo. A proposição está disponível para consulta em www.pocosdecaldas.mg.leg.br.